Todas as Categorias


Páginas

Como Escrever Um Romance de Sucesso

Você quer escrever um romance e torná-lo incrível, épico e original? Você quer criar seu mundo de sonhos, personagens, lugares e torná-los inesquecíveis ao público, assim como acontece com Harry Potter, Frodo e Robert Langdon? Se as suas respostas foram postivas, certamente este artigo é para você!

Um escritor é alguém que busca a inspiração, não alguém que quer que a inspiração venha até ele. Não espere a inspiração chegar até você. Um escritor é alguém que escreve, escreve e escreve de novo, incessantemente. E de repente, as ideias começam a fluir!

De toda forma, criamos um sistema básico para orientá-lo nesta fase inicial. Siga os passos e prepare-se para escrever seu primeiro best-seller!

1 Em primeiro lugar, avalie o seu estilo de escrita. Você gosta de ler? Se não gosta de ler, como pode gostar de escrever? Você pode aprimorar seu estilo ao ler autores dos quais se identifica e começar a treinar. Além disso, você precisa de um cronograma, porque é muito fácil gastar 10 horas na frente do computador e esquecer que existe vida além dos bits e bytes. Além disso é muito importante ter uma vida social ativa, porque na grande maioria das vezes você terá ideias fantásticas fora do seu "ambiente" de trabalho. Principalmente quando ficar "travado" em determinado ponto, você precisa dar tempo ao seu cérebro para "decantar" a informação para conseguir uma sequência inteligente e interessante para o seu romance.

2 Depois de ter uma ou duas boas idéias, sente-se conforvalmente e comece a escrever livremente sobre elas.

Normalmente, essas ideias giram em torno de um grande evento, como uma guerra, uma festa, um aconteceimento ou a morte de alguém. Faça perguntas simples, como: "por quê?", "quem fez isso?", "quando?", "como?". Então, passe a responder perguntas mais complexas e detalhadas, como: "qual o motivo?", "Como isso afetou as pessoas ao redor?", "quem são os diretamente envolvidos?", etc. Preocupe-se também em criar e desenvolver um ou dois panos de fundo, que complementem a narrativa principal. Esses eventos secundários darão corpo ao livro.

3 Pense nos seus protagonistas e crie as suas características físicas, emocionais e psicológicas. Quais as suas qualificações? Quais seus pontos fortes e fracos? É uma mulher ou um homem? Qual a sua idade e talento? Defina seus principais traços de personalidade. Pensar com antecedência em todas essas questões é muito importante para fazer com que seu personagem seja carismático e realista. E também fará com que várias pessoas acabem se identificando com ele, de uma forma ou de outra. Esse é também o tipo de elemento que vair tornar o seu romance um sucesso.

4 Decida onde os seus personagens vivem. Ambiente-os corretamente no local. Descreva suas rotinas, o que fazem para viver, se divertir. Se têm família, filhos, complexos, etc. Lembre-se que você escreve sobre seres humanos, como se de fato fossem pessoas reais, por isso, a menos que esteja escrevendo algum romance de fantasia ou ficção, cuide para que não hajam exageros.

E por falar em fantasia e ficção, histórias que envolvam temas como conspirações, mistério, universos paralelos e fantasia medieval (Game of Thrones, Senhor dos Anéis, As Brumas de Avalon, Crônicas de Nárnia, Arquivos X, etc) são muito propensos a fazer sucesso, tendo em vista que mexe muito com a imaginação das pessoas. É uma porta de escape para a dura rotina diária, por isso, todos gostam de "viver" estes contos, como se fizessem parte da narrativa. O importante, neste tópico é envolver seus leitores completamente no enredo. Aqui, vale deixar completamente "solta" a imaginação, desde que saiba entrar e sair de situações e tenha o controle total sobre todos os acontecimentos.

5 Agora que organizou as ideias um pouco, comece a escrever: entrelace o seu personagem principal com os grandes eventos, no lugar, com as pessoas e trama. Esse é o trabalho pesado. Nesta fase é interessante usar mapas mentais e organogramas para não se perder no contexto.

6 Olhe para tudo que fez até aqui. É o momento de dar algumas voltas e enganar os leitores. Forneça pistas falsas e indique caminhos que não vão a lugar nenhum. Esta é uma fase árdua, pois terá que acertar tudo no final. Esse acerto pode acontecer aos poucos, com o desenrolar da própria história, ou pode ficar concentrado para o final. Tudo dependerá da sua intimidade com as próprias ideias e de quão bem organizado está o seu trabalho.

Comece a reunir outros personagens. Eles poderão ajudar ou atrapalhar o protagonista em sua missão. Nem todo herói tem de ser um lobo solitário. Seu personagem pode ser frio no coração, mas isso não significa que não tenha família ou amigos. Não faça sua história girar em torno de seu personagem, ele é que deve interagir com seus eventos. Faça com que ele tenha que tomar decisões difíceis, decisões que venham a mexer com os sentimentos dos leitores. Não escreva sobre uma pessoa, melhor que isso é escrever a sua jornada.

Pense em outros eventos secundários à trama principal. Podem ser eventos pessoais, como o nascimento de um filho, um casamento, a morte de um ente querido. Tudo isso acaba por enriquecer o enredo e faz com que sua história tenha senso de humanidade.

Faça o seu personagem crescer. Uma longa viagem pelo mundo, uma experiência de quase-morte, ou até mesmo se apaixonar faz qualquer um crescer um pouco. Certamente você não quer que seu personagem seja idiota, ou estúpido. Após esses eventos secundários, faça novas e sutis mudanças (ou drásticas se souber manter o controle) de forma a influenciar a personalidade do seu protagonista.

Crie obstáculos para o seu personagem. Nem tudo será fácil para ele(a). Na verdade, as pessoas gostam de ver um herói totalmente em apuros. Certifique-se de arranjar saídas inteligentes e sensacionais, e que sejam possíveis na vida real.

7 Lembre-se de investigar lugares, cultura, línguas, regionalismos. A pesquisa extensa faz parte do cardápio de segredos de qualquer escritor de sucesso. Não tente recriar tudo. Aproveite-se dos lugares exóticos que existem no mundo para criar a sua história. Assita o canal Discovery, National Geographic e History Channel, que são excelentes pontos de partida e curiosidades que podem ser bastante exploradas. Imprima mapas da região e cidades por onde seus personagens vão andar. É importante para o leitor saber que o escritor sabe o que está falando e não coloca coisas simplesmente aleatórias nas páginas do livro. Tudo isso facilitará seu trabalho e você vai se divertir e aprender bastante nesta fase.

8 Planeje a cronologia da sua história. Quais e quando seus eventos aconteceram? Faça links entre histórias e outros acontecimentos que, indiretamente, expliquem um pouco do enredo principal. Pensou que é muito proveitoso pensar em detalhes, mesmo que na sua maioria não venham a participar do livro. Afinal de contas, podem ser aproveitados numa sequência, se for o caso. 

9 Após a última etapa, você certamente já terá controle sobre tudo que vai acontecer na sua história. Pegue cada um dos pedaços acima e comece a costurar os retalhos. Comece a organizar a história em capítulos, independentemente da sequência que definirá para eles. É hora de decidir que tipo de escritor você será. Qual será o tamanho dos seus capítulos? Eles serão ágeis, escritos na primeira pessoa, ou um pouco mais metódicos, com os fatos expostos na terceira pessoa? Vai ser detalhista ao descrever ambientes e tornar tudo mais pessoal ao leitor? Se for o caso, tenha cuidado para que a narrativa não se torne enfadonha. Você pode optar por referências rápidas para os locais, prendendo-se mais minuciosamente aos personagens e acontecimentos. O importante é não ter medo de planejar e criar.

10 Imprima o seu produto acabado e entregue algumas cópias para familiares e amigos de confiança. Deixe-os à vontade para ler e esteja aberto às críticas (elas farão de você um(a) escritor(a) melhor). Ouças e avalie cada sugestão, elas serão muito úteis nos seus primeiros trabalhos. Quando todas as arestas estiverem aparadas, imprima e entregue o material para outras pessoas. Quando não houverem mais críticas é hora de começar a pensar na publicação. Você pode procurar pessoalmente as editoras ou colocar o trabalho na mão de um agente literário. É bem mais fácil publicar dessa forma se não tem experiência no ramo. E não se desanime se receber alguns "nãos" pela frente, faz parte da caminhada.

»»» Clique aqui e aprenda agora a publicar o seu livro na Amazon Gratuitamene!

Em nosso blog, Mais Dinheiro No Seu Bolso, ensinamos também a escrever artigos de qualidade. Confira O Segredo Para Escrever Artigos de Sucesso e também a Parte II. Tenho certeza que será de muita utilidade para você! E se gostar deste artigo, por favor, compartilhe nas redes sociais!!

Desejo sucesso e sorte! E quando publicar o seu livro, lembre-se de me enviar uma cópia!!




Sobre o Autor

Cláudio Corgozinho

- Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.


Comentarios

Ademir LopesAugust 2, 2013 Resposta

Obrigado Claudio, adorei o artigo.
Com certeza será bem útil para minha caminhada como escritor.
São pessoas como você que fazem a net valer a pena. Abraços e sucesso.

Olá, Admir, muito obrigado por seu gentil comentário. São comentários como os seus que nos estimulam a escrever cada vez mais. Desejo sucesso e que possa realizar todos os seus sonhos. E quando publicar seu best seller, envie uma cópia autografada a este seu amigo. :)

valdivinoNovember 13, 2013 Resposta

Já comecei a escrever meu primeiro romance e graças a voce esta ficando otimo. obrigado pelas dicas.

Cláudio CorgozinhoNovember 13, 2013 Resposta

Valdivino, obrigado por deixar seu comentário. Desejo sucesso na empreitada, e quando esse "filho" nascer, lembre-se de me enviar uma cópia rsrsrs. Abraço!!

Cláudio CorgozinhoNovember 13, 2013 Resposta

ah, quero aproveitar para convidá-lo a treinar um pouco escrevendo contos ou o que desejar para o site Conteúdo - Mais Dinheiro No Seu Bolso! Abraço!

Giselle SouzaFebruary 17, 2014 Resposta

Cláudio, obrigada por dividir conosco essas informações que vão ser muito úteis . Sempre adorei ler, quando adolescente lia "Sabrina , Júlia e Bianca"..rsrs, depois passei para os romances policiais entre eles os livros de agatha christie pois adorava dar uma de detetive e descobrir o assassino e geralmente acertava, ,e agora passei a gostar de romances hot, depois de ler 50 tons de cinza de EL James. A um tempo comecei a escrever apenas para me divertir e relaxar algumas histórias hot, e comecei a postar contos hot em alguns grupos e páginas sociais e o pessoal adorou e pediam sempre mais, agora estou tentando escrever um livro hot sobrenatural, essas suas dicas só vem somar e me ajudar tbm , pois estou adorando escrever, quem sabe eu possa unir o útil ao agradável . Obrigada mesmo novamente .

Cláudio CorgozinhoFebruary 18, 2014 Resposta

Oi Giselle! Que bom que gostou. Tomara que lhe seja bastante útil esse material. Espero uma cópia autografada do seu livro quando lança-lo!

E o convite que faço é que comece a escrever aqui no Conteúdo também. Que tal nos brindar com seu talento?

Sucesso!!

Cláudio CorgozinhoFebruary 18, 2014 Resposta

Oi Giselle! Que bom que gostou. Tomara que lhe seja bastante útil esse material. Espero uma cópia autografada do seu livro quando lança-lo!

E o convite que faço é que comece a escrever aqui no Conteúdo também. Que tal nos brindar com seu talento?

Sucesso!!

Giselle SouzaFebruary 18, 2014 Resposta

Obrigada pelo convite Claudio seria um prazer., qualquer coisa você já tem meu email .

Cláudio CorgozinhoFebruary 19, 2014 Resposta

Giselle, basta fazer seu cadastro no site e começar a enviar seus contos. Seja bem-vinda!

Cláudio. Como eh bom saber de pessoas que possam dividir com a gente os conhecimentos que possuem. Suas dicas são importantes para nos que estamos iniciando. Para mim eh um recomeço e estou encontrando um novo prazer depois dos 60. Obrigado por tudo que e importante.

Vanderlei, muito obrigado por seu comentário e visita! Desejo muito sucesso neste recomeço. Faço votos que seus sonhos se realizem!!

gersonSeptember 17, 2015 Resposta

comecei a escrever sobre minha tragetoria de luta com acampados e assentados,como transformar isso em um romance ?obrigado

Cláudio CorgozinhoSeptember 22, 2015 Resposta

Obrigado pelo comentário, Gerson!
Para a sua pergunta, acho que você encontrará o que deseja neste meu livro http://www.amazon.com.br/Escrever-Aventuras-%C3%89picas-Romances-Sucesso-ebook/dp/B00V7IRX5O/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1442955841&sr=8-3&keywords=como+escrever+um+romance

GeandersonNovember 29, 2015 Resposta

Vlw Cláudio acho que esse material sera bastante útil !
Eu amo escrever, escrevo de tudo,mas agora quero escrever um romance policial ..😊

Cláudio CorgozinhoDecember 11, 2015 Resposta

Geanderson, que bom que gostou! Escrevi um livro com essas e outras técnicas publicado na Amazon. Acesse: http://www.amazon.com.br/Escrever-Aventuras-%C3%89picas-Romances-Sucesso-ebook/dp/B00V7IRX5O/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1449832228&sr=8-3&keywords=como+escrever+um+romance

Sucesso!

Cláudio CorgozinhoDecember 11, 2015 Resposta

Geanderson, que bom que gostou! Escrevi um livro com essas e outras técnicas publicado na Amazon. Acesse: http://www.amazon.com.br/Escrever-Aventuras-%C3%89picas-Romances-Sucesso-ebook/dp/B00V7IRX5O/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1449832228&sr=8-3&keywords=como+escrever+um+romance

Sucesso!

GabrielaFebruary 19, 2016 Resposta

Cláudio, eu tenho muitas ideias, e isso chega ser um problema rs,
Escrevo várias histórias, no inicio eu fico bem motivada mas depois eu acho que nunca está bom o suficiente. Eu adoro ler, e quero muito terminar minhas histórias, como não desistir?

luciaFebruary 25, 2016 Resposta

gostei muito das dicas, vou começa escrever um romance
e minha primeira vez e tenho certeza que com essas dica que o senhor deu vai da tudo certo .

LeidiJune 24, 2016 Resposta

Eu também comecei a escrever e agora vou seguir suas dicas.
Amo escrever.


Sua Resposta



Mais Vistos - Todas as Categorias