Todas as Categorias


Páginas

Como Iniciar e Gerar Tráfego Para o Seu Negócio Online

Se você chegou a esta página é porque provavelmente tem pensado em iniciar um negócio online. A pergunta natural é: como começar?

Inicialmente, talvez seja interessante saber que empresas online têm muito pouca diferença com o que você está fazendo atualmente no sua atividade profissional. Na verdade, a maior diferença é a abrangência que o negócio pode alcançar, tendo em vista que negócios online podem ser acessados ​​por milhões de pessoas ao redor do mundo, 24 horas por dia.

Não obstante as imensas vantagens, por óbvio possui um lado negativo também. Geralmente, há inúmeros sites que oferecem o mesmo produto ou serviço, de forma que é necessário concentrar esforços em marketing virtual para que o seu site consiga se sobressair em relação aos demais.

Sempre que o seu site ganha melhores posições nos motores de busca, mais visitantes chegam até você. Quanto mais tráfego você recebe, maiores as chances de efetuar vendas. Por isso, se pretende estabelecer um negócio online é essencial que tenha produtos para comercializar em seu site.

Relativamente aos produtos, você deve ser capaz de oferecer algo de qualidade aos seus clientes. Preocupe-se em criar algo que gere valor para as pessoas. Isso porque, a primeira compra se resume a um único produto, que servirá como teste. Se for bom, com certeza você terá feito um cliente, mas se for ruim, você nunca mais conseguirá efetuar uma segunda venda para a mesma pessoa.

No que se refere ao tráfego, existem diferentes maneiras de fazer com que as pessoas chegem ao seu site/blog. Aqui estão algumas das práticas mais comuns de marketing online:

1. SEO. Search Engine Optimization é o número 1 na prática de marketing online. Basicamente, funciona na otimização do seu site de forma a torná-lo mais facilmente “encontrável” por parte do seu público. Quanto melhor o trabalho de SEO, mais pessoas serão direcionadas para o site.

O trabalho SEO é classificado de duas formas: a otimização orgânica ou on-page e otimização off-page. Em uma otimização on-page, você tem que identificar palavras de forma a interpretar o que as pessoas estão procurando. Esta palavra ou grupo de palavras é chamado de palavra-chave. Você usa esta palavra-chave para ligar os seus clientes ao seu site.

A otimização off-page é basicamente fazer a otimização fora da página. Você deve comprar espaços publicitários em blogs, postar links, banners, e artigos em outros sites, fóruns e diretórios de artigos, de forma a fazer com que links externos apontem para o seu site. É o que chamamos backlinks.

Construir backlinks é um trabalho duro e leva bastante tempo, mas os resultados são muito duradouros.

2. Enviar e-mail marketing. Como indica o nome, e-mail marketing é apenas espalhar os links do seu site pela rede via e-mail. Existem alguns aplicativos que fazem isso automaticamente para você, de forma a resultar em uma maior e mais rápida difusão do seu blog. Nesse particular é importante tomar cuidado para não enviar emails para pessoas que não o solicitaram. Essa prática é conhecida como spam e deve ser evitada, porque pode prejudicar (e muito!) a imagem do seu negócio.

3. Meios de comunicação social. Geralmente, a mídia social é usada para comunicar e atividades sociais. Mas, é claro que os marketeiros não iriam despreza-la como forma de atingir seu público de forma rápida, eficaz e gratuita!

Em razão disso, as mídias sociais se tornarm uma poderosa ferramenta publicitária, desde que explorada corretamente. Hoje, muitos profissionais liberais e pequenas empresas usam o Twitter, Facebook, Linkedin, e até o Orkut (entre tantos outros) para promover seus produtos, serviços e negócios, de forma a torná-los conhecidos das massas. Portanto, é imperativo que você considere essas ferramentas como aliadas estratégicas para as operações de marketing das suas atividades online.

É claro que este artigo é apenas introdutório, pois existem muitas outras formas de promoção online. No entanto, você já tem muito com o que se aprofundar com essas informações básicas. E se tem pretensão de seguir em frente com a ideia de um “web business”, visite regularmente o nosso blog Mais Dinheiro No Seu Bolso, onde disponibilizamos gratuitamente valiosos produtos e artigos sobre educação financeira, marketing pessoal, coaching e oportunidades de negócios online, que vão lhe ajudar bastante nesta empreitada. E se desejar, pode também contratar nossos serviços, de forma a alcançar o sucesso mais rapidamente.

Boa sorte e até a próxima!




Sobre o Autor

Cláudio Corgozinho

- Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.


Comentarios


Seja o primeiro a comentar:

Sua Resposta



Mais Vistos - Todas as Categorias