Todas as Categorias


Páginas

As conferências de imprensa no futebol

As conferências de imprensa são momentos pré-determinados em que os responsáveis técnicos do clube são confrontados com os órgãos de comunicação social, tendo em vista um jogo que se avizinhe bem como os jogos passados, o momento da equipa e qualquer assunto da atualidade do clube.

As conferências de imprensa têm um caráter regular, embora possam ser marcadas em qualquer momento pelo clube interessado. Não sendo de realização obrigatória, não são nunca dispensadas pelos clubes. Isto tem uma explicação: por mais que os clubes critiquem determinadas posturas da Comunicação Social, o certo é que eles precisam da imprensa e estes momentos são mesmo muito importantes na vida interna dos clubes. Neste artigo apontamos os aspetos em que estas conferências de imprensa são mais determinantes.

Em relação aos adeptos o clube

Para os adeptos, estes momentos são fundamentais para conhecer a realidade interna do clube, para procurar compreender e explicar o rendimento desportivo da equipa, bem como para avaliar as perspetivas de sucesso nos jogos que se seguem. Para o adepto comum é importante compreender estas explicações e para o clube é fundamental que se possa explicar os motivos de cada insucesso ou festejar os êxitos em consonância com os seus adeptos.

Em relação aos adversários

A conferência de imprensa pode ser, também, um momento fulcral para transmitir determinadas mensagens aos adversários. Na verdade estes são os momentos que os técnicos preferem para colocar em campo os seus “mind games” ou seja, os jogos psicológicos destinados a afetar o estado de espírito do adversário, umas vezes com o objetivo de intimidar os jogadores, outras vezes com a estratégia de lhes criar um sentimento de favoritismo que depois pode resultar em diminuição do empenho competitivo. Estes jogos psicológicos são muitas vezes considerados fundamentais nas grandes competições e são por isso motivos de cada vez maior preocupação por parte dos técnicos.

Em relação ao público em geral

É inegável que, para a generalidade dos adeptos estas conferências de imprensa têm um caráter informativo acima de tudo, uma vez que aí se abordam todos os temas considerados importantes na competição e na vida do clube. Aí se explicam lesões, procedimentos disciplinares, contratações, dispensas, calendários, etc. assim como todos os eventos relacionados com os jogos da equipa e isso é um aspeto muito importante para os adeptos que gostam de fazer apostas desportivas e, claro, de estar a par de todas as novidades do seu clube do coração. Mas para além deste caráter informativo, estas conferências são importantes também para alimentar uma boa imagem do clube, nomeadamente em termos de transparência e abertura ao público relacionado com o futebol.

Em relação aos próprios jogadores e ao grupo de trabalho em geral

Muitas vezes estes momentos servem também para transmitir determinadas mensagens para o próprio grupo, ou seja, servem para veicular um determinado discurso interno. Este discurso visa normalmente um dos dois seguintes objetivos:

  1. Motivar a equipa;
  2. Apontar aspetos negativos que precisam de ser corrigidos.

Num caso ou no outro, a conferência de imprensa é um momento em que assuntos muito importantes podem ser abordados para que os jogadores ou outros intervenientes sintam profundamente essa importância.
Muitas vezes, estes “recados internos” acabam por ter resultados manifestamente negativos porque podem iniciar conflitos graves dentro do grupo.




Sobre o Autor

Joana beatriz

As conferências de imprensa são momentos pré-determinados em que os responsáveis técnicos do clube são confrontados com os órgãos de comunicação social, tendo em vista um jogo que se avizinhe bem como os jogos passados, o momento da equipa e qualquer assunto da atualidade do clube.


Comentarios


Seja o primeiro a comentar:

Sua Resposta



Mais Vistos - Todas as Categorias