Todas as Categorias


Páginas

Como estabelecer um bom ambiente de balneário num clube de futebol

Os jogos de futebol ganham-se dentro das quatro linhas. E se é verdade que assim acontece, também não é menos verdade que o ambiente de balneário é de extrema importância para o bom desempenho dos jogadores. Como estabelecer um bom ambiente de balneário num clube de futebol é o tema que vamos abordar em seguida:

Promover a camaradagem entre todos

Uma equipa de futebol treina junta, sofre junta, ri e chora em conjunto. É muito importante que nos bastidores, no espaço e no tempo reservado ao convívio entre jogadores o ambiente seja amigável e descontraído. Promover o saudável convívio entre todos os membros da equipa é uma das tarefas que cabe aos treinadores e à direção do clube. Essa boa disposição e espírito de camaradagem refletir-se-ão em campo e todos sairão a lucrar: sócios, adeptos das apostas online e simpatizantes do clube.

Evitar fomentar boatos e mexeriquices

Para que os jogadores possam conviver de forma civilizada é necessário que os diz-que-diz, as intrigas e as hipocrisias que tantas vezes tomam o futebol de assalto fiquem do lado de fora do balneário. Acalentar e encorajar a difusão e partilha de fofocas suscetíveis de afastar e antagonizar os jogadores é algo que os treinadores devem evitar a todo o custo.

Esclarecer prontamente os mal-entendidos que possam surgir

Não deixar os mal-entendidos ou as confusões crescerem e assumirem proporções alarmantes é uma das melhores formas de obter um bom ambiente de balneário. Esclarecer atempadamente as situações dúbias, ultrapassar diferenças de opinião de maneira civilizada e manter uma postura de abertura face aos desentendimentos que precisem de ser sanados acarreta bons resultados garantidos para a paz do ambiente.

Fazer com que os jogadores se sintam em casa

Os jogadores de futebol passam muito tempo fora de suas casas e entregues a treinos intensivos e trabalho árduo. É indispensável que se sintam rodeados por um ambiente aconchegante e acolhedor aonde sintam que têm o seu espaço próprio e que são estimados e acarinhados.

Esbater as diferenças

Numa equipa de futebol podem existir diversas nacionalidades, crenças, credos, culturas e linguagens. São muitas as diferenças a diversos níveis entre os jogadores e isso pode ser um fator desestabilizante da paz de balneário. Cabe à direção do clube, ao treinador e a quem lida de perto com a equipa e tem para com ela responsabilidades encontrar forma de esbater as possíveis diferenças existentes e uniformiza-las para que não se transformem num obstáculo intransponível com o passar do tempo. É crucial que os jogadores se sintam avaliados pelo seu desempenho em campo e não pelas suas características pessoais, principalmente se estas não dependerem do seu controlo.

Todos os jogadores merecem tratamento igual

Não podem existir tratamentos preferenciais no balneário de um clube de futebol. Todos os jogadores são importantes e todos eles sem exceção desempenham um papel ativo para o sucesso do grupo de trabalho. A todos tem que ser dado tratamento igual. Tanto as estrelas da equipa como os jogadores mais humildes colaboram para um objetivo comum que os transcende a todos: a glória do seu clube. O ambiente de balneário só tem a ganhar se todos os jogadores se sentirem valorizados.

Cada dia é um novo dia

Discussões do dia anterior, técnicas que não resultaram tão bem, conselhos que foram mal percebidos, palavras menos amáveis trocadas entre colegas não podem sobreviver de um dia para o outro. Não há lugar para ressentimentos no futebol. O rancor e a mágoa destroem a harmonia e envenenam as relações entre colegas da mesma equipa. Cada dia é um novo dia e há que deitar para trás das costas aquilo que ontem possa não ter acontecido da melhor forma. Silêncios pesados, tempos mortos em que ninguém diz nada, olhares enviesados, tudo isso só empata o bom andamento do futebol.

Concórdia, camaradagem, otimismo e alegre convivência são os principais ingredientes que reunidos fazem um bom ambiente de balneário. O respeito pelos colegas, pelas suas diferenças e o espírito desportista que une as equipas de futebol têm que ser trabalhados e postos em prática muito antes do apito do árbitro indicar o início da partida. O bom rendimento do grupo depende também de um bom balneário.




Sobre o Autor

Joana beatriz

Os jogos de futebol ganham-se dentro das quatro linhas. E se é verdade que assim acontece, também não é menos verdade que o ambiente de balneário é de extrema importância para o bom desempenho dos jogadores. 


Comentarios


Seja o primeiro a comentar:

Sua Resposta



Mais Vistos - Todas as Categorias