Todas as Categorias


Páginas

Como trabalhar um futebolista que gozou um curto período de férias

As competições de seleções, que normalmente ocorrem no início do verão, costumam acarretar problemas ao nível da calendarização das férias dos jogadores pertencentes aos quadros dos clubes de futebol de alta competição. Este fenómeno faz com que muitos desses atletas vejam as suas férias reduzidas a uma ou duas semanas. O mesmo acontece a jogadores que se transferem do hemisfério norte para o sul e vive versa.

Isto coloca problemas sérios na preparação da época para os clubes para onde esses jogadores se transferem. A questão que se coloca e à qual pretendemos esboçar algumas respostas neste artigo é: como promover uma rápida recuperação dessas atletas, sem comprometer o seu nível de desempenho nem o rendimento desportivo da equipa. Apresentamos de seguida uma listagem de 5 das possíveis estratégias a implementar pela equipa técnica e pela direção do clube.

1. Alterar os métodos de treino

É essencial que no regresso do jogador que dispôs de apenas alguns dias de férias, os seus métodos de treino sejam alterados e diferenciados dos restantes membros do plantel. Cabe à equipa técnica encontrar estratégias para essa adaptação, mas é fundamental que o seu treino seja menos intenso ao nível do esforço físico em potência. A manutenção da forma física deve basear-se em exercícios de manutenção, dispensando-o daquela sobrecarga do treino de potência a que são sujeitos os atletas que gozaram a totalidade das férias e que regressam muitas vezes com excesso de peso. É importante também consciencializar os colegas de equipa para a justificação dessa diferenciação, para não gerar sentimentos de injustiça pela desigualdade de tratamento.

2. Adotar um novo regime nutricional

Um clube de topo deve dispor de um departamento nutricional que adapte o regime alimentar ao atleta. Assim, aumentará o peso dos hidratos de carbono e de proteínas na alimentação de forma a incrementar o rendimento energético e a potência muscular.

3. Atribuir novas folgas

De forma a repor o direito às férias que faz parte de qualquer código do trabalho, a equipa técnica, em conformidade com a administração e direção do clube, deve propiciar um ajustamento temporal a esse período de tempo, proporcionando um esquema de ajustamento que pode passar, por exemplo, por uma folga semanal durante algumas semanas. De preferência em dias cujos treinos se baseiem mais no desenvolvimento dos índices de rendimento físico. Assim, o jogador recuperará o direito laboral perdido sem grande prejuízo do rendimento desportivo do grupo.

4. Ser acompanhado pelo departamento médico e psicológico

O departamento de acompanhamento médico e psicológico terá aqui um papel importante; o departamento médico, em consonância com o preparador físico, deverá proporcionar um acompanhamento cuidado da saúde física do atleta, prevenindo eventuais lesões musculares por sobrecarga de trabalhos. Em paralelo, o departamento de psicologia deverá zelar pela manutenção dos índices motivacionais do atleta para que ele seja uma mais-valia e uma aposta desportiva clara nas aspirações dos adeptos, reduzindo ao máximo o risco de desmotivação motivado pelo excesso de competição.

5. Efetuar um menor número de jogos

Durante o período de preparação da equipa, vulgarmente designado por pré-época, este jogador deverá efetuar um número menor de jogos do que os seus colegas de equipa. Assim, o plantel deverá contar com jogadores alternativos para essas posições no terreno, de forma a propiciar uma maior rotação no plantel, para que o jogador em causa tenha um menor desgaste competitivo nessa fase inicial da época.




Sobre o Autor

Amadeu Calha

As competições de seleções, que normalmente ocorrem no início do verão, costumam acarretar problemas ao nível da calendarização das férias dos jogadores pertencentes aos quadros dos clubes de futebol de alta competição. Este fenómeno faz com que muitos desses atletas vejam as suas férias reduzidas a uma ou duas semanas.


Comentarios


Seja o primeiro a comentar:

Sua Resposta



Mais Vistos - Todas as Categorias