Todas as Categorias


Páginas

Jardim Vertical - Ouviu falar?

Acha que é impossível ter um jardim no seu apartamento pequeno? Para a maior parte das pessoas a resposta a esta pergunta é “sim”. No entanto, a realidade é bem diferente, uma vez que existem soluções diferentes para tal. Já ouviu falar de jardins verticais?

Neste artigo vamos abordar este tema que é um pouco uma tendência nas cidades grandes um pouco por todo o mundo – uma vez que um jardim transmite paz, beleza como elemento de decoração, e contacto com a natureza!

 

O que são?

Basicamente, se não pode ter um jardim normal, no chão, pode sempre pensar em ter um na parede. Fácil não é? Os jardins verticais, como o próprio nome indica, são jardins construídos verticalmente, seja numa parede interior, fachada de um prédio, etc.

 

Porque existem?

Com as cidades cada vez mais sobrepopuladas e cada vez menos espaço para que as pessoas pudessem criar o seu jardim, foi necessário utilizar ideias originais para resolver este problema. Como o espaço horizontal era dispendioso, utilizam-se áreas verticais.

 

Como fazer?

É sempre necessário planear muito bem como vai fazer o seu jardim vertical. Primeiro, é preciso verificar as características dos locais onde os mesmos vão ser colocados. Depois é necessário criar uma estrutura para colocar os seus vasos da melhor forma.

Escolher as plantas nem sempre é fácil como parece: algumas poderão crescer demasiado, e ficar demasiado pesadas. Outras poderão necessitar de manutenção constante, o que lhe iria ocupar muito tempo. Daí a necessidade do planeamento das espécies que o seu jardim irá ter.

 

Dá muito trabalho manter um jardim quando é na parede?

Dependendo do jardim, poderá dar ou não. Existem alguns que são simples de podar, regar e manter, e outros mais complexos. Tudo irá depender do que pretender fazer no mesmo!

O mesmo pode ser aplicado aos custos da sua criação. Um jardim utilizando projectos de arquitectura paisagista terá um custo maior mas será efetuado tendo em conta as melhores práticas, evitando tantos custos com manutenção. Contratar um arquiteto poderá ser até melhor no longo prazo!

 

Cuidados a ter

Demasiadas plantas em casa podem retirar o oxigênio em determinadas alturas do dia.

A humidade nas paredes pode ser excessiva.

 

Assim recomendamos que não faça o seu jardim vertical sem o aconselhamento de um profissional nesta área.

 

Assim, tem mais uma alternativa para ter um jardim em sua casa. O espaço pequeno não tem que a impedir de o fazer!




Sobre o Autor

Paulo Coelho

Paulo C adora escrever sobre vários temas. Conheça o seu trabalho!


Comentarios


Seja o primeiro a comentar:

Sua Resposta



Mais Vistos - Todas as Categorias