Todas as Categorias


Páginas

Faça Seu Negócio Prosperar

Para dizer o óbvio, o mercado mudou significativamente nos últimos anos. Em geral, a maioria dos empresários comuns tem apenas conseguido sobreviver. E para isso é preciso ser sábio, criativo, e por vezes, malabarista, para manter viva a essência do empreendimento. Mas, agora é a hora de avançar. É preciso perceber que, para alcançar o crescimento e o sucesso que sempre buscamos, as empresas devem mudar para responder às novas demandas do mercado. É assim que se faz um negócio prosperar.

Sempre que as empresas consideram as mudanças, há três fases que devem ser contempladas para que ela seja forte, sustentável e bem sucedida: análise da situação, tomada de decisão e ação, e por último, a revisão e reajustes. Para efeitos de discussão, vamos nos concentrar apenas na primeira fase.

Einstein definiu a loucura como fazer a mesma coisa todos os dias e estar sempre à espera de um resultado diferente. Às vezes, quando fatores externos provocam alterações muito significativas na economia, exatamente como tem acontecido em vários países do mundo nos últimos anos, temos de olhar mais fundo para a nossa capacidade administrativa e verificar as medidas que estão sendo tomadas para nos blindar contra esses eventuais acontecimentos. Em momentos como estes temos de questionar o fundamento das nossas empresas, de forma a garantir que os nossos negócios sejam fortes o suficiente, a fim de responder com êxito aos novos caminhos e mercados que surgem no horizonte. A fim de nos dar a melhor chance, devemos garantir que a fase de análise seja objetiva e imparcial, em três áreas: as realidades externas, a plataforma de negócios, e a motivação interna. Para isso, apresentamos três estratégias:

Estratégia # 1 - Realizar uma análise de mercado objetiva e abrangente (mercado geral e sua indústria específica), que inclui projeções de impacto futuros de vários cenários de mudanças de mercado. Este é o momento onde deve olhar para as realidades externas e como elas afetam o seu negócio. Para aqueles que estão em seus negócios tempo suficiente para ter registros de desempenho pré-recessão como uma referência, essa análise será especialmente reveladora.

Para aqueles que estão começando na vida empresarial, a realização de uma análise geral do mercado e projeção de impacto é imperativa, para que seja possível estabelecer as fundações do seu negócio. Algumas perguntas que você deve procurar as respostas são: quais são as minhas atuais condições de trabalho? Como posso definir condições ideais e por quê? Qual o crescimento percentual que minha empresa experimentou nos últimos meses (ou anos)? Qual a porcentagem de diminuição de negócios minha empresa experimentou nos últimos tempos e por quê? Que mudanças foram implementadas desde o início da recessão? Quais os resultados alcançados com essas mudanças?

Estratégia # 2 - À luz das suas conclusões na Estratégia # 1, reveja toda a estrutura do negócio (missão, visão e objetivos) e sua organização. A missão, visão, e objetivos são ainda relevantes para as realidades atuais do mercado? São seus objetivos de negócios compatíveis com o conceito S.M.A.R.T.? Como seus objetivos se adaptam para refletir as realidades encontradas por meio da Estratégia # 1? Se o seu "norte" mudou, de que forma e quais as consequências? Qual deve ser a nova direção para levar o seu negócio de volta ao caminho do sucesso?

Estratégia # 3 - Avalie e redefina suas atitudes (sua, de seus colaboradores e de sua empresa). Seja objetivo ao abordar este assunto. Estudos mostram que a tomada de decisão e atitudes acertadas no momento correto são responsáveis por mais de 75% dos casos de sucesso. É também um fato que a mudança de atitude ajuda a proteger cargos e salários em momentos de crise. Avaliar em profundidade e de forma adequada a realidade do seu negócio pode garantir que seus colaboradores se mantenham engajados em um mesmo espírito de cooperação e decididos a reverter situações difíceis.

Essas três estratégias quando observadas, estabelecem as bases para construir uma organização mais forte, de forma a proporcionar os melhores resultados e atingir maior rentabilidade em condições de instabilidade do mercado.

Conduzir o seu negócio a um futuro melhor que o seu passado é obrigação de qualquer gestor comprometido com o sucesso, não só pessoal, mas da empresa, dos seus colaboradores e familiares! Isso significa trabalho duro, mas certamente fará seu negócio prosperar!

Se precisar de mais ideias sobre oportunidades de negócios, home business, desenvolvimento pessoal, educação financeira e motivação, acompanhe nossas postagens em Mais Dinheiro No Seu Bolso.

Aguardo seus comentários, e se gostar, compartilhe também nas redes sociais!




Sobre o Autor

Cláudio Corgozinho

- Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Life, Executive & Professional Coach, Problogger, idealizador do Mais Dinheiro No Seu Bolso.


Comentarios


Seja o primeiro a comentar:

Sua Resposta



Mais Vistos - Todas as Categorias