Todas as Categorias


Páginas

A importância dos estágios antes de uma grande competição desportiva

Além dos estágios de pré-temporada, muitos clubes promovem estágios nas vésperas de jogos ou fases finais de competições importantes da UEFA ou FIFA. O caso mais comum é o das seleções nacionais antes da fase final de um campeonato da Europa ou do mundo. Estes estágios têm como principal objetivo preparar da melhor maneira a equipa nas várias vertentes que assume essa preparação: técnico-tática, física e psicológica. Neste artigo desdobramos esses objetivos em 7 vertentes:

1. Facilidade de gestão da forma física dos jogadores

O treino físico, normalmente intensivo, visa fortalecer a resistência e a potência muscular, permitindo aos atletas enfrentar da melhor maneira uma fase intensa de competição ao mesmo tempo que proporciona uma maior resistência aos riscos de lesão muscular.

2. Controlo da alimentação, peso e hábitos alimentares

O acompanhamento permanente dos jogadores permite fornecer uma dieta alimentar mais ajustada à competição, permitindo o controlo de variáveis como o peso corporal ou o volume de massa muscular. Ao longo do tempo de duração do estágio o atleta pode também libertar-se de hábitos menos salutares relacionados com a alimentação, como o abuso de açúcar, álcool, entre outras condicionantes.

3. Controlo dos hábitos dos jogadores no que respeita à vida social e noturna

Muitas vezes os estágios são promovidos para manter um certo controlo sobre os hábitos pouco saudáveis dos atletas, relacionados com os horários de descanso. O sono e o repouso são essenciais na vida de um atleta de alta competição mas a sua vida social constitui uma tentação permanente à quebra deste tipo de regras.

4. Facilidade do treinador em expor as suas ideias ao grupo

O estágio é uma ocasião muito favorável à explanação das ideias do treinador uma vez que os jogadores estão mais predispostos a dar atenção às respetivas palestras, quanto mais não seja pela falta de alternativas.

5. Melhor espírito de equipa, com o convívio entre os jogadores e restante grupo de trabalho

Um bom entendimento fora do campo é meio caminho andado para a construção de entendimentos e automatismos no campo. Esse companheirismo será evidente na dinâmica de jogo de uma equipa, o que vai fazer com que ela seja mais ou menos favorita nas casas de apostas e comunicação social. É fundamental que se construam laços afetivos entre os jogadores. Nesse contexto, o estágio envolve um ambiente que, pela sua ludicidade, facilita a criação desses laços.

6. Maior insistência no aprimoramento dos automatismos táticos

Da mesma forma, o treino de conjunto é facilitado pela convivência constante entre os atletas. Assim, o treinador dispõe de uma ocasião privilegiada para insistir nos movimentos táticos do conjunto.

7. A preparação psicológica

Finalmente, aquele que talvez seja o aspeto mais importante de um estágio realizado nas vésperas de uma competição importante: a preparação psicológica que proporciona. Na verdade, o estágio é uma ocasião favorável ao relaxamento, à descontração. O isolamento em relação às rotinas diárias da vida pessoal do atleta contribui para diminuir a pressão provocada pela aproximação de momentos de competição decisivos. O estágio facilita a concentração na competição, uma focagem especial nos jogos difíceis que se aproximam. No entanto é fundamental que a equipa técnica tenha em conta as fronteiras ténues entre a concentração competitiva e a assimilação involuntária do caráter decisivo dos jogos para os quais estão a preparar-se. Ou seja, é preciso que essa concentração se faça de forma descontraída para que a concentração não resulte em acréscimo de pressão psicológica.




Sobre o Autor

Joana beatriz

Além dos estágios de pré-temporada, muitos clubes promovem estágios nas vésperas de jogos ou fases finais de competições importantes da UEFA ou FIFA. O caso mais comum é o das seleções nacionais antes da fase final de um campeonato da Europa ou do mundo. 


Comentarios


Seja o primeiro a comentar:

Sua Resposta



Mais Vistos - Todas as Categorias