Todas as Categorias


Páginas

Os fundos de investimento nos clubes de futebol

No futebol moderno é cada vez mais comum encontrar clubes de futebol profissional que estejam envolvidos de alguma maneira com fundos de investimento, como são os casos de Benfica, Porto ou Sporting. Estes trazem várias vantagens para os clubes mas em certos casos podem trazer também algumas desvantagens. De seguida está explicado o que são estes fundos de investimento e como é que eles funcionam em conjunto com os clubes. Além disso está também descrito as vantagens e as desvantagens destas parcerias.

O que são fundos de investimento e como funcionam

Um fundo de investimento é constituído por várias entidades que se juntam com o objectivo de fazer um investimento financeiro. Normalmente, o objetivo deste investimento é o retorno financeiro que, mais tarde, será dividido pelos investidores do fundo dependendo da percentagem investida de cada um deles.
No caso do futebol estes fundos estão maioritariamente ligados à compra e venda de jogadores. Estes podem comprar uma percentagem ou a totalidade dos direitos económicos de um jogador. Após ter realizado essa compra, os fundos podem então fazer um acordo com qualquer clube que desejem com o intuito de ceder os direitos desportivos do seu jogador. Assim, o jogador reforçará o dito clube, poderá jogar regularmente e valorizará o seu passe.
O objectivo deste tipo de investimentos é esperar que o jogador evolua e aumente o valor do seu passe para depois ser vendido e o fundo receber então o seu retorno financeiro. Este tipo de negócios é benéfico principalmente para os clubes de futebol com pouco poder financeiro. Isto porque sem a ajuda destes fundos de investimento nunca poderiam comprar certos jogadores que trazem qualidade para o plantel e que podem ajudar a conquistar os objetivos desportivos do clube.
Apesar disso cada vez mais se levanta a questão que os fundos de investimento no futebol não são muito éticos querendo mesmo a UEFA (Organização reguladora do futebol profissional) acabar com este tipo de fundos. Isto deve-se ao facto que quem muitas vezes nestes negócios quem lucra são os fundos de investimento quando são os clubes que têm o trabalho todo de valorizar e fazer evoluir o jogador.

 As vantagens dos fundos de investimento no futebol

  • Permite aos clubes com menor poder financeiro contratar jogadores mais caros de modo a poder rivalizar com os clubes mais ricos e, consequentemente, diminuir o seu favoritismo nas casas de apostas e/ou comunicação social. Assim, os adeptos acreditarão que a sua equipa estará mais forte para competir com os demais.
  • Permite aumentar a competitividade no futebol.
  • Se um clube estiver com necessidades financeiras pode ceder parte dos direitos económicos de um jogador sem perder aos direitos desportivos do mesmo.

As desvantagens dos fundos de investimento no futebol

  • Em muitos casos quem fica a perder financeiramente com estes negócios são os clubes de futebol.
  • Não é muito recomendável que os direitos de um jogador estejam divididos por duas ou mais entidades pois pode tornar mais difícil uma futura venda.
  • Visto que existem alguns países que já baniram os fundos de investimento do futebol é provável que o resto das ligas europeias siga pelo mesmo caminho.
  • Nos casos em que os fundos de investimento possuem a totalidade dos direitos económicos de um jogador, estes podem retirá-lo de um clube quando entenderem e colocá-lo a jogar em outro à sua escolha. Muitas vezes isto prejudica o clube de futebol onde o jogador se encontrava a jogar, pois pode não haver tempo de encontrar um substituto à altura antes de fechar a janela de transferências.  



Sobre o Autor

Joana beatriz

No futebol moderno é cada vez mais comum encontrar clubes de futebol profissional que estejam envolvidos de alguma maneira com fundos de investimento, como são os casos de Benfica, Porto ou Sporting. Estes trazem várias vantagens para os clubes mas em certos casos podem trazer também algumas desvantagens.


Comentarios


Seja o primeiro a comentar:

Sua Resposta



Mais Vistos - Todas as Categorias